Realizado no dia 23 de setembro de 2011 o Seminário Pedagógico: Provinha Brasil e o Processo Interventivo em Sala de Aula tornou público os resultados dos testes aplicados nos 2º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.
Teve como objetivo principal a divulgação dos resultados aos Diretores e Professores, Autoridades Educacionais, a fim, de que cada um tome parte na Gestão de Processos nas escolas.
O Seminário foi organizado em dois momentos considerados importantes pela Equipe da Semed. 1º momento o Seminário em seu sentido político: exposição dos assuntos (resultados) numa perspectiva teórico-metodológica na área de Alfabetização e Alfabetização Matemática. No 2º momento foi oferecido aos professores/diretores o Oficinário: Jogos para Alfabetizar (CEEL-UFP) em que cada escola recebeu uma caixa com dez jogos para alfabetizar - uma iniciativa do MEC/FNDE e implementada pela Semed.
No Seminário foi lançado o Informativo EducAção da Semed que trouxe nesse primeiro número informações sobre o Provinha Brasil e os resultados da Rede. A seguir as principais informações...
BOAS-VINDAS...
Colega Professor(a), Caro(a) Leitor(a),
Estamos colocando em suas mãos o 1º Informativo EducAção que tem como objetivo divulgar as ações pedagógicas e socioeducativas da Rede Municipal de Ensino desenvolvidas nas escolas e pela Secretaria Municipal de Educação, assim como as Políticas Educacionais implementadas nos níveis Estadual e Federal.
Desejamos que este instrumento possa fortalecer os vínculos profissionais em prol da melhoria do nosso ensino e aprendizagem.
Boa Leitura/Reflexão. Seja Bem-Vindo/a!!!
Equipe Semed.
PROVINHA BRASIL 2011
• O QUE É? PARA QUE SERVE? O QUE FAZER?
O Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica aplicada aos alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental. A intenção é oferecer aos professores e gestores escolares um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos às crianças.
A partir das informações obtidas pela avaliação, os professores têm condições de verificar as habilidades e deficiências dos estudantes e interferir positivamente no processo de alfabetização, para que todas as crianças saibam ler e escrever até os oito anos de idade, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). (Fonte: Site MEC/Provinha Brasil).
• NOSSOS RESULTADOS...
Na 1ª Etapa de Aplicação do Provinha Brasil: Alfabetização e Matemática, a Equipe Pedagógica da Semed (Coordenação / Supervisão) aplicou o teste em 21 escolas, portanto, 23 turmas foram submetidas ao teste – implicando em um total de 264 alunos avaliados (testados). Os resultados do Provinha Brasil pressupõe várias e importantes reflexões pedagógico-administrativas: 1º os resultados da turma não podem ser considerados em sua totalidade por se tratar de uma aritmética, mas deveria ser considerado o resultado de cada aluno, sua produtividade. Daí que os testes foram devolvidos imediatamente após correção a cada professor no sentido de que cada um tenha feito essa leitura; 2º o resultado da turma é acima de tudo reflexo pedagógico e administrativo da gestão de processos na escola em que todos são responsáveis e co-responsáveis pelos avanços ou retrocessos na vida escolar.
ÁREA Nº ALUNOS MÉDIA NÍVEL
Alfabetização 224 9,0 II
Matemática 264 13,0 III
• O QUE NOSSOS ALUNOS CONSEGUEM FAZER?
# 1º ALFABETIZAÇÃO (Nível II): Associam letras e sons com dificuldades na leitura de palavras com ortografia mais complexas; Lêem palavras com vários tipos de estrutura silábica; reconhecem letras escritas de diferentes formas; identificam o número de sílabas de uma palavra (sílabas simples); e reconhecem textos com apoio das características gráficas e assunto dos gêneros textuais próprios do contexto escolar. (consultar material específico do Provinha Brasil).
# 2º MATEMÁTICA (Nível III): Comparam quantidade de objetos em disposições variadas; reconhecem números maiores que 20; resolvem problemas de adição (juntar e acrescentar); resolvem problemas de subtração com ação de retirar; não apresentam habilidade às operações da divisão e multiplicação; reconhecem o nome de figuras geométricas planas isoladamente ou na composição de um desenho; identificam quantia do Sistema Monetário; e identificam a menor coluna de um gráfico. (consultar material específico do Provinha Brasil).
•O QUE QUEREMOS QUE ELES ALCANCEM?
Além da missão de cada professor/escola executar ações interventivas no sentido de garantir a mudança de nível da turma e de cada aluno em particular a meta do ano escolar é: que o aluno atinja o NIVEL V, que implica em:
# 1º ALFABETIZAÇÃO: dominar o Sistema de Escrita e compreender o Princípio Alfabético; e compreender textos informativos e narrativos de vocabulário complexos estabelecendo relações entre as partes que o compõem, localizando informações que não são evidentes. (consultar material específico do Provinha Brasil).
# 2º MATEMÁTICA: resolver problemas de subtração (completar, comparar); resolver problema de divisão; ler horas em relógio digital e analógico; identificar medidas de tempo; e identificar em tabelas com mais de duas colunas uma informação lida pelo professor. (consultar material específico do Provinha Brasil).
•AÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO PELA SEMED NO PROCESSO DE INTERVENÇÃO?
# Entrega imediata dos testes corrigidos aos professores, após aplicação;
# Seminário Pedagógico: Provinha Brasil e o Processo Interventivo em Sala de Aula; e
# Oficinário: Jogos para Alfabetizar (CEEL-UFP / MEC-FNDE).
REFLEXÃO...
Não basta saber ler ‘EVA VIU A UVA’. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho. (Freire, 1991)
•DIVULGAÇÃO / FORMATAÇÃO
Secretaria Municipal de Educação-Semed (Pça. Sto. Antonio, S/Nº, Centro – 65 140-000, Pres. Juscelino-Ma) – (98) 3364 1134, semed_presidentejuscelino@hotmail.com / educajuscelino.blogspot.com (tiragem 200)
LOCAL DO EVENTO: Igreja Católica Santo Antonio - Pça. Santo Antonio, S/Nº, Centro. Gentileza do Pe. Oswaldo Marinho - ´Pároco da Comunidade Santo Antonio.
REGISTROS: Diretores(a) e Professores(a) vivenciando os Jogos...
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