quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Homenagem da Semed - Pres. Juscelino aos(às) Professores(a)... FELIZ 15 DE OUTUBRO DE 2011


FELICITAÇÕES...

Querido Professor, Querida Professora,


Mais uma data no Calendário? Mais um 15 de outubro de 2011? Esperamos sinceramente que não! Pois não se trata de números – data saudosista – trata, sim, de momento celebrativo que não cabe em um único dia, mas que vem grávido de tantas e muitas coisas; chega parido também de muitas conquistas nos tão ásperos “chãos” das nossas escolas/salas de aula que, de repente, nem sempre são percebidas pelos outros ou mesmo por nossos olhares “desatentos”, facetados pela “bendita” rotina. Chega, também, outras tantas vezes enfraquecido, mutilado pelo desgaste do corre-corre, da sobrecarga, pelo desfile da “desesperança” que tão comumente fazem “show” nas passarelas das nossas escolas...

A quem dariam tamanha carga, tão pesado fardo, mas por outro lado tão especial missão? A você professor/professora, que se reconhece ou estar em processo de reconhecimento e entendeu que mesmo nessa “guerra” social refletida na maioria das vezes em nossas escolas/salas de aula tem verdadeiras convicções do heroísmo que é ser PROFESSOR / PROFESSORA nesses tempos difíceis.

Nesta data especial organize seu tempo: faça uma reflexão e se permita contemplar todas as suas conquistas, assuma suas “derrotas”, regozije seus grandiosos ou nem tão grandes feitos, fique um pouco deprimido/deprimida por aquela aula em que você não estava total, inteiro/inteira somente pela certeza de saber que “a cada detalhe da aula, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original”... Reserve um tempo para a diversão, o lazer, a festa. Não, não precisa ser “aquela” festança, nem tem como, não é verdade? Dê a merecida dimensão e importância a cada momento e se for, de fato, aproveitar a diversão, sem exagero, pois como dizia Shakespeare: “(...) se leva anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida”.

Enfim, queremos dizer de maneira que não seja meramente repetitiva nosso, muito OBRIGADO pelo que você é, pelo que você ainda pode ser e principalmente pelo protagonismo que você faz quando no convívio com nossos alunos. Parabéns por essa data cívica que se justifica pela veracidade do fragmento: “ser Professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender!”.

Parabéns, Professor! Parabéns, Professora!



Hailton Figueredo – Sec. Mun. Educação
& Equipe da Semed

LANÇAMENTO SOLENE DO PROJETO: Interculturalidade - da Cor da Cultura às Nossas Raízes

No dia 07 de outubro a Secretaria Municipal de Educação de Pres. Juscelino deu mais um passo no sentido de consolidar a Política Educacional das Relações Étnico-Raciais. Já que desde 2010 desenvolve ações por meio da Formação Continuada em especial para as escolas situadas nas Áreas Remanescentes de Quilombos. Reportar-se às Comunidades Remanescentes de Quilombos é fazer com orgulho, pois acredita-se que se aqui em Presidente Juscelino existiu Quilombo foi pela força e sonho de Liberdade, de Igualdade e Fraternidade – ideais básicos que deveriam não ser impostos por Lei ou Decreto, mas porque todos se reconhecem como homens e mulheres livres, responsáveis pela felicidade uns dos outros.
A Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003 tem hoje seus incompletos 08 anos de publicação e pouco, muito pouco, foi conquistado enquanto movimento ativo, enquanto reguladora e orientadora de ações no chão das escolas brasileiras e especificamente em nosso município no sentido de tornar presente nos currículos a temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.
BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS escritor e um dos conferencistas do VII Congresso Brasileiro de Sociologia proferiu que “temos o direito de ser iguais sempre que a diferença nos inferiorize; temos o direito a ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracterize”.
Foi essa a proposta da ação da Semed no dia 07 ao lançar o projeto INTERCULTURALIDADE: DA COR DA CULTURA ÀS NOSSAS RAÍZES, das ações anteriores desenvolvidas pela Rede. Objetivou-se semear – e todos e todas são semeadores e semeadoras – gestos, conhecimentos voltados para uma Pedagogia da Afirmação que só se faz viva, presente, pela Pedagogia do Respeito, da Escuta.
Na oportunidade a Semed lançou o livro HISTÓRIA E CULTURA AFRICANAS que contou com a presença do próprio autor, Prof. Emanuel de Jesus SARAIVA, que após falar das "Histórias" que resultou na obra nos presentou com "demorada" sessão de autógrafos. Cada professor-participante, diretor e convidados recebeu de presente o livro e cada escolar receberá um exemplar para implementar o acervo da Biblioteca Escolar.
BIBLIOGRAFIA: SARAIVA, Emmanuel de Jesus. História e cultura africanas. - 2ª ed. - São Luis:Interativa, 2010.

LOCAL DO EVENTO: Templo da Assembleia de Deus (Centro) - Gentileza do Pastor-Presidente Revdo. Mário Nunes

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

SEMINÁRIO PEDAGÓGICO: Provinha Brasil e o Processo Interventivo em Sala de Aula

Realizado no dia 23 de setembro de 2011 o Seminário Pedagógico: Provinha Brasil e o Processo Interventivo em Sala de Aula tornou público os resultados dos testes aplicados nos 2º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.
Teve como objetivo principal a divulgação dos resultados aos Diretores e Professores, Autoridades Educacionais, a fim, de que cada um tome parte na Gestão de Processos nas escolas.
O Seminário foi organizado em dois momentos considerados importantes pela Equipe da Semed. 1º momento o Seminário em seu sentido político: exposição dos assuntos (resultados) numa perspectiva teórico-metodológica na área de Alfabetização e Alfabetização Matemática. No 2º momento foi oferecido aos professores/diretores o Oficinário: Jogos para Alfabetizar (CEEL-UFP) em que cada escola recebeu uma caixa com dez jogos para alfabetizar - uma iniciativa do MEC/FNDE e implementada pela Semed.
No Seminário foi lançado o Informativo EducAção da Semed que trouxe nesse primeiro número informações sobre o Provinha Brasil e os resultados da Rede. A seguir as principais informações...
BOAS-VINDAS...

Colega Professor(a), Caro(a) Leitor(a),

Estamos colocando em suas mãos o 1º Informativo EducAção que tem como objetivo divulgar as ações pedagógicas e socioeducativas da Rede Municipal de Ensino desenvolvidas nas escolas e pela Secretaria Municipal de Educação, assim como as Políticas Educacionais implementadas nos níveis Estadual e Federal.
Desejamos que este instrumento possa fortalecer os vínculos profissionais em prol da melhoria do nosso ensino e aprendizagem.
Boa Leitura/Reflexão. Seja Bem-Vindo/a!!!
Equipe Semed.

PROVINHA BRASIL 2011

• O QUE É? PARA QUE SERVE? O QUE FAZER?

O Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica aplicada aos alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental. A intenção é oferecer aos professores e gestores escolares um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos às crianças.
A partir das informações obtidas pela avaliação, os professores têm condições de verificar as habilidades e deficiências dos estudantes e interferir positivamente no processo de alfabetização, para que todas as crianças saibam ler e escrever até os oito anos de idade, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). (Fonte: Site MEC/Provinha Brasil).

• NOSSOS RESULTADOS...

Na 1ª Etapa de Aplicação do Provinha Brasil: Alfabetização e Matemática, a Equipe Pedagógica da Semed (Coordenação / Supervisão) aplicou o teste em 21 escolas, portanto, 23 turmas foram submetidas ao teste – implicando em um total de 264 alunos avaliados (testados). Os resultados do Provinha Brasil pressupõe várias e importantes reflexões pedagógico-administrativas: 1º os resultados da turma não podem ser considerados em sua totalidade por se tratar de uma aritmética, mas deveria ser considerado o resultado de cada aluno, sua produtividade. Daí que os testes foram devolvidos imediatamente após correção a cada professor no sentido de que cada um tenha feito essa leitura; 2º o resultado da turma é acima de tudo reflexo pedagógico e administrativo da gestão de processos na escola em que todos são responsáveis e co-responsáveis pelos avanços ou retrocessos na vida escolar.

ÁREA Nº ALUNOS MÉDIA NÍVEL
Alfabetização 224 9,0 II
Matemática 264 13,0 III

• O QUE NOSSOS ALUNOS CONSEGUEM FAZER?

# 1º ALFABETIZAÇÃO (Nível II): Associam letras e sons com dificuldades na leitura de palavras com ortografia mais complexas; Lêem palavras com vários tipos de estrutura silábica; reconhecem letras escritas de diferentes formas; identificam o número de sílabas de uma palavra (sílabas simples); e reconhecem textos com apoio das características gráficas e assunto dos gêneros textuais próprios do contexto escolar. (consultar material específico do Provinha Brasil).

# 2º MATEMÁTICA (Nível III): Comparam quantidade de objetos em disposições variadas; reconhecem números maiores que 20; resolvem problemas de adição (juntar e acrescentar); resolvem problemas de subtração com ação de retirar; não apresentam habilidade às operações da divisão e multiplicação; reconhecem o nome de figuras geométricas planas isoladamente ou na composição de um desenho; identificam quantia do Sistema Monetário; e identificam a menor coluna de um gráfico. (consultar material específico do Provinha Brasil).

•O QUE QUEREMOS QUE ELES ALCANCEM?

Além da missão de cada professor/escola executar ações interventivas no sentido de garantir a mudança de nível da turma e de cada aluno em particular a meta do ano escolar é: que o aluno atinja o NIVEL V, que implica em:

# 1º ALFABETIZAÇÃO: dominar o Sistema de Escrita e compreender o Princípio Alfabético; e compreender textos informativos e narrativos de vocabulário complexos estabelecendo relações entre as partes que o compõem, localizando informações que não são evidentes. (consultar material específico do Provinha Brasil).

# 2º MATEMÁTICA: resolver problemas de subtração (completar, comparar); resolver problema de divisão; ler horas em relógio digital e analógico; identificar medidas de tempo; e identificar em tabelas com mais de duas colunas uma informação lida pelo professor. (consultar material específico do Provinha Brasil).

•AÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO PELA SEMED NO PROCESSO DE INTERVENÇÃO?

# Entrega imediata dos testes corrigidos aos professores, após aplicação;
# Seminário Pedagógico: Provinha Brasil e o Processo Interventivo em Sala de Aula; e
# Oficinário: Jogos para Alfabetizar (CEEL-UFP / MEC-FNDE).

REFLEXÃO...

Não basta saber ler ‘EVA VIU A UVA’. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho. (Freire, 1991)

•DIVULGAÇÃO / FORMATAÇÃO

Secretaria Municipal de Educação-Semed (Pça. Sto. Antonio, S/Nº, Centro – 65 140-000, Pres. Juscelino-Ma) – (98) 3364 1134, semed_presidentejuscelino@hotmail.com / educajuscelino.blogspot.com (tiragem 200)

LOCAL DO EVENTO: Igreja Católica Santo Antonio - Pça. Santo Antonio, S/Nº, Centro. Gentileza do Pe. Oswaldo Marinho - ´Pároco da Comunidade Santo Antonio.

REGISTROS: Diretores(a) e Professores(a) vivenciando os Jogos...