Realizado no dia 16 de setembro em alusão à "Independência do Brasil" o Desfile Cívico Estudantil: AFRICANIZANDO A INDEPENDÊNCIA - DO GRITO À "LIBERDADE", reuniu 13 escolas municipais, 01 escola estadual e o Grupo de Idosos "Idade Feliz" do Centro de Referência da Assistência Social-CRAS.
Confirmou-se mais uma vez na realização do Desfile Cívico das Redes Municipal e Estadual (Ensino Fundamental,Ensino Médio e Grupo de Idosos Idade Feliz-CRAS) que a Secretaria Municipal de Educação de Presidente Juscelino não realiza evento sem objetivo, sem oferecer saberes e sabores.
A reflexão mediada pela brilhante apresentação cívica foi marco meritório por trazer como bandeira: a África ou melhor, as “Áfricas”.
"Tanto os conhecimentos bíblicos quanto os de cunho científico concordam que a Humanidade nasceu na África, portanto, o Brasil é filho da África, nós somos filhos e filhas da África. Além disso, aceitemos uma verdade social: “sem a África não existiria Brasil”! (Trecho da fala do Sec. Mun. Educação)
Com o evento cívico fez-se memória ao processo penoso e maldoso de construção desse país através do Regime Escravocrata, em que alguns “brincaram” severamente de que eram superiores aos outros por conta da cor da pele, de uma dita “raça” branca.
As escolas, os alunos fizeram desfilar nas ruas juscelinenses a História da nossa gente tão mal contada... de 1500 - passando pelos indígenas – primeiros donos dessa Terra que ninguém “descobriu” , pelos negros – irmãos nossos e verdadeiros construtores dessa Terra-Mãe que não foi nada gentil , aos nossos dias em que formamos um “caldeirão” de cores e que somos povo da melhor raça que existe: a RAÇA HUMANA.
"Africanizamos a Independência hoje, (...), porque não houve “grito” nenhum, porque não houve liberdade para escravo nenhum e vamos continuar africanizando esse município porque também é produto de um país preconceituoso, que mata negros, mata nordestino, mata pobre, mata gente e que precisa ser combatido, precisa reafirmar-se feito de “Brava Gente”. “Liberdade” para todos nós afro-descendentes, afro-brasileiros, afro-juscelinense pelos méritos de todos e de cada um por sua vez. Deus abençoe nosso PAÍS, que é filho da África!(Trecho da fala do Sec. Mun. Educação)
CRÉDITOS:
# REALIZAÇÃO: Secretaria Municipal de Educação "EDUCAÇÃO feita por TODOS e com COMPROMISSO!"
# APOIO: Prefeitura de Presidente Juscelino
# PARCEIROS: Diretores(a), Professores(a), Funcionários(a) das Escolas, Alunos(a), Pais de Alunos(a), Secretarias Municipais Parceiras, Polícia Militar, Bandas de Fanfarras Participantes (Axixá-Escola Estado do Acre / Corpo de Bombeiros-São Luis)
ESCOLAS MUNICIPAIS PARTICIPANTES:
1. EM José Ribamar Alves de Oliveira (Sede)
2. EM Maria Antonia Pires Castro (Sede)
3. EM Tancredo de Almeida Neves (bairro Pariqui)
4. UE Eleodoria Jacinta Cantanhede (Sede)
5. EM Raimundo Ferreira (Pov. Sumaúma)
6. EM Senador José Sraney (Pov. São João dos Costas)
7. UI Bras Laurentino de Pinho (Pov. Boa Vista dos Pinhos)
8. EM Terezinha da Silva Vieira (Pov. Bom Jardim)
9. UI Reunida Oliveira Marques (Pov. Prata)
10. EM Constancio Alves dos Santos (Pov. Taquaris)
11. UI Nossa Senhora de Fátima (Pov. Sangrador)
12. UI Deputado Orlando Aquino (Pov. Juçaral)
13. UI José Alves de Sousa Filho (Pov. Santo Antonio dos Cearenses)
ESCOLA ESTADUAL / INSTITUIÇÕES CONVIDADAS:
1. CE Senador Vitorino Freire (Sede - Rede Estadual)
2. Grupo de Idosos "Idade Feliz" - Centro de Referência da Assistência Social-CRAS (Sec. Mun. Assistência Social)
Inicialmente, muito boa tarde!
ResponderExcluirSeria possível por gentileza nos enviar:
- Cópia da LOM em .pdf
- Cópia da lei legível em .pdf que criou os símbolos municipais;
- Cópia das imagens dos símbolos municipais coloridas e em boa resolução no formato .cdr (Corel) ou outros;
http://www.mbi.com.br/mbi/biblioteca/tutoriais/brasao-armas-localidade/ (Artigo de nossa autoria)
http://www.cleberbarbosa.net/2017/12/ciencia-pesquisador-militar-quer.html
Respeitosamente e Cordialmente,
Jocélio Andrade, Subtenente do Exército Brasileiro,
Servindo no 16º B I Mtz (BATALHÃO ITAPIRU).