quarta-feira, 3 de agosto de 2011

PLANEJAMENTO GERAL: Dificuldades de Aprendizagem

Realizado no dia 29 de julho o PLANEJAMENTO GERAL para docentes e diretores da Rede Municipal de Ensino proporcionou momento para (re)pensar as ações desenvolvidas nas escolas e na sala de aula quanto à oferta do ensino, assim como reunir para planejar os professores dos Programas: Alfa e Beto de Alfabetização e PAA I/II.
Os segmentos foram reunidos, como de praxe, em locais específicos justamente para que as discussões atendessem as especificidades, expectativas de cada grupo/segmento.
Como pauta foram priorizados temas como: Análise dos Resultados do 1º Período Letivo - Postura Interventiva, Prova Brasil , Olimpíada de Matemátiva, Conselho de Classe, Interescolar Municipal (Professores de Educação Física) e Dificuldades de Aprendizagem.
DISCUSSÕES/PROPOSIÇÕES:
# Análise dos Resultados do 1º Período Letivo: a cada final de período ou quaisquer atividades que pretendam elevar o nível cognitivo e/ou afetivo do aluno, precisam de momento para análise, planejamento, pois é esta a postura que precisamos consolidar em nossa prática pedagógico-administrativa. Os resultados nos dão indicadores e focalizam o que foi bom ou precisa melhorar nos processos. A postura assumidamente interventiva requer da escola um posicionamento de interação/avaliação contínua, haja vista, que qualquer "descuido" poderá implicar em perdas qualitativas/quantitativas na gestão dos processos...
# Prova Brasil:como exame que compõem o sistema de Avaliação da Educação Básica, realizada a cada dois anos, avalia as habilidades em Língua Portuguesa (foco na leitura) e em Matemática (foco na resolução de problemas)e que tem por prioridade evidenciar os resultados de cada unidade escolar = IDEB, assim como do município. Apesar de apenas algumas unidades de ensino farão o Prova Brasil o IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é uma junção dos Resultados do Prova Brasil e Fluxo Escolar (Aprovação) de toda a Rede Municipal de Ensino, por isso o resultado é responsabilidade de todos nós que trabalhamos para tornar a Educação Pública cada ves mais no caminho. O Ideb observado em 2009 foi de 3.2 e nossa meta é atingir 3.3 em 2011.
# Olimpíadas de Matemática: 1ª ETAPA- 16 de agosto- aplicação e ética e 2ª ETAPA – 22 de outubro.
# Conselho de Classe: proposta para tornar possível em nossas escolas a GESTÃO COMPARTILHADA, sobretudo no momento de avaliar os resultados positivos ou negativos ao final de cada período, atividades, eventos. Reune os atores escolares para pensar a escola como organismo dinâmico em que todos são co-responsáveis pelos processos, sucessos e fracassos.
# Dificuldades de Aprendizagem: como base do planejamento foi estudado, discutido e debatido algumas dificuldades que estão presentes em nossas salas de aula e muita vezes por não entendermos não conseguimos realizar uma intervenção mais segura. Dificuldades estudadas: DISLEXIA, DISGRAFIA, DISCLACULIA, DISLALIA, DISORTOGRAFIA e TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Confira o texto na íntegra, disponível em: www.brasilescola.com/educacao/dificuldades-aprendizagem (texto de Jussara de Barro - Graduada em Pedagogia/Equipe Brasil Escola). É válido ressaltar que o estudo do texto Dificuldades de Aprendizagem representou apenas uma leitura superficial com objetivo principal de lembrar que "professores podem ser os mais importantes no processo de identificação e descobertas desses problemas, porém não possuem formação específica para fazer tais diagnóstico, que podem ser feitos por médicos, psicólogos e psicopedagogos"(Jussara de Barro).
# Interescolar Municipal: a fim de promover o intercâmcio entre os alunos da Rede Municipal de Ensino os professores de Educação Física se reuniram com a Equipe da Semed para pensar os jogos escolares previstos para o mês de agosto. O tema que sustentará a atividade será: NA CULTURA DO ESPORTE SOMOS TODOS VENCEDORES.
NOSSA REFLEXÃO / LIÇÃO DE VIDA... (Para Homens e Mulheres livres, para Professores, Professoras, Diretores e Diretoras que resolveram ser PROTAGONISTA da e na História...
Nosso medo mais profundo não é o de sermos inadequados. Nosso medo mais profundo é que somos poderosos além da conta. É nossa luz, não nossas trevas, o que mais nos assusta. Nos perguntamos, “Quem sou eu para ser brilhante, grandioso, talentoso e famoso?” Na verdade, quem não somos? Você é uma criança de Deus. Seu jogo despretensioso não serve ao mundo. Não há nada errado com o retrocesso, assim as pessoas não se sentem inseguros com você. Nascemos para manifestarmos a glória de Deus dentro de nós. Não apenas dentro de alguns de nós; mas em todos nós. E quando deixarmos nossa própria luz brilhar, conscientemente daremos às pessoas permissão para fazerem o mesmo. Quando tivermos nos libertado de nosso medo, nossa presença automaticamente libertará aos outros.

(Nelson Mandela)

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